Fotografia: Como colocar filme na sua câmera analógica

terça-feira, 13 de maio de 2014


Olá leitores! Como vão? Esse post foi pedido de uma leitora aqui do blog, no qual ela dizia que tinha uma câmera Zenit 12 PRO e não sabia como por filme. Como eu tenho essa câmera, decidi usa-la para ilustrar o post de como se faz para colocar o filme fotográfico. Sei que nem todas as câmeras são iguais; Os botões, alavancas e afins são diferentes nas diversas câmeras existentes. Mas se você entender o conceito, fica muito mais fácil de analisar em outras câmeras como se faz pra rebobinar/colocar filme, afinal, a mecânica é parecida. 

Funções básicas



1° passo

Esse primeiro passo é para quem já tem um filme dentro da câmera e precisa rebobinar. Você não pode simplesmente abrir a câmera e remover o filme na mão: Ele vai queimar. Para remover, primeiro aperte o "Botão de desbloqueio para rebobinar filme", levante a "Manivela de rebobinar" e gire em sentido horário. Quando a manivela ficar mais solta, você saberá que terminou de rebobinar o filme e vamos para o segundo passo. 


esse desenho da manivela levantada ta de parabéns, nunca desenhei tão bem na vida... só que não.
2° passo

Agora levante a "Manivela de rebobinar" e a puxe para cima: Isso vai fazer abrir a tampa traseira da câmera, como mostra na primeira foto. Nem toda câmera é assim. Em algumas, tem um botão que abre a tampa traseira, outras tem uma alavanca em baixo. Se possível, sempre procurem o manual, lá tem todas essas informações. Depois de abrir, siga as instruções das outras duas imagens. 





4° passo

Depois de encaixar o filme no lugar, você vai puxar a manivela e consequentemente filme vai enrolar na lateral direita, igual na imagem. Quando você puxar a manivela até o fim, feche a tampa traseira e tire uma foto (aperte o "botão de disparo"). Repita esse processo de girar a manivela e tirar uma foto mais duas vezes. Após isso, regule o contador de fotos para zero, como na segunda foto, e também regule o ISO de a cordo com o filme que você comprou, como na terceira foto. Os mais usados são os de sensibilidade 200, mas olhe na caixa pra ter certeza.




Pronto, é isso. Agora é só sair para tirar suas 36 fotos. Quando acabar as fotos, rebobine o filme como no primeiro passo e coloque seu filme pra revelar. Até o próximo post!








4 comentários:

  1. Ameeeei o post, agradeço <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De nada <3 Qualquer dúvida, só dizer. ;33

      Excluir
  2. Fotos com câmera analógia é tudo de bom. Elas ficam muito melhor e lindas.

    beijos.

    http://mundo-restrito.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Não tem como não amar esse post. Tirou algumas dúvidas que tinha, me ajudou muito! Gostei bastante!

    ResponderExcluir

Leia o post antes de comentar, todo mundo merece ter seu blog lido! Deixem o link de seus blogs! (Não serão aceitos comentários de divulgação) ♥