Fotografia: Como colocar filme na sua câmera analógica - Lovely Utopia

terça-feira, 13 de maio de 2014

Fotografia: Como colocar filme na sua câmera analógica


Olá leitores! Como vão? Esse post foi pedido de uma leitora aqui do blog, no qual ela dizia que tinha uma câmera Zenit 12 PRO e não sabia como por filme. Como eu tenho essa câmera, decidi usa-la para ilustrar o post de como se faz para colocar o filme fotográfico. Sei que nem todas as câmeras são iguais; Os botões, alavancas e afins são diferentes nas diversas câmeras existentes. Mas se você entender o conceito, fica muito mais fácil de analisar em outras câmeras como se faz pra rebobinar/colocar filme, afinal, a mecânica é parecida. 

Funções básicas



1° passo

Esse primeiro passo é para quem já tem um filme dentro da câmera e precisa rebobinar. Você não pode simplesmente abrir a câmera e remover o filme na mão: Ele vai queimar. Para remover, primeiro aperte o "Botão de desbloqueio para rebobinar filme", levante a "Manivela de rebobinar" e gire em sentido horário. Quando a manivela ficar mais solta, você saberá que terminou de rebobinar o filme e vamos para o segundo passo. 


esse desenho da manivela levantada ta de parabéns, nunca desenhei tão bem na vida... só que não.
2° passo

Agora levante a "Manivela de rebobinar" e a puxe para cima: Isso vai fazer abrir a tampa traseira da câmera, como mostra na primeira foto. Nem toda câmera é assim. Em algumas, tem um botão que abre a tampa traseira, outras tem uma alavanca em baixo. Se possível, sempre procurem o manual, lá tem todas essas informações. Depois de abrir, siga as instruções das outras duas imagens. 





4° passo

Depois de encaixar o filme no lugar, você vai puxar a manivela e consequentemente filme vai enrolar na lateral direita, igual na imagem. Quando você puxar a manivela até o fim, feche a tampa traseira e tire uma foto (aperte o "botão de disparo"). Repita esse processo de girar a manivela e tirar uma foto mais duas vezes. Após isso, regule o contador de fotos para zero, como na segunda foto, e também regule o ISO de a cordo com o filme que você comprou, como na terceira foto. Os mais usados são os de sensibilidade 200, mas olhe na caixa pra ter certeza.




Pronto, é isso. Agora é só sair para tirar suas 36 fotos. Quando acabar as fotos, rebobine o filme como no primeiro passo e coloque seu filme pra revelar. Até o próximo post!








4 comentários:

  1. Ameeeei o post, agradeço <3

    ResponderExcluir
  2. Fotos com câmera analógia é tudo de bom. Elas ficam muito melhor e lindas.

    beijos.

    http://mundo-restrito.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Não tem como não amar esse post. Tirou algumas dúvidas que tinha, me ajudou muito! Gostei bastante!

    ResponderExcluir

Leia o post antes de comentar, todo mundo merece ter seu blog lido! Deixem o link de seus blogs! (Não serão aceitos comentários de divulgação) ♥

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial