Fotografia: Os principais tipos de câmeras - Lovely Utopia

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Fotografia: Os principais tipos de câmeras



Sabe aquela câmera linda maravilhosa que você está namorando na vitrine da loja há um tempão, aí lá plaquinha lateral ta escrito: Câmera Semi-Profissional (...) e ela ta 900 reais. Yay! Como você é uma pessoa de sorte, vai comprar uma semi baratinha. A verdade é que estou aqui para destruir seus sonhos. A maioria dessas semis não são semis. Ta escrito lá sim, o vendedor falou também, mas não importa gente, não é semi. Não to falando que o cara da loja tentou te enganar, pode acontecer que ele nem saiba. Mas para nunca mais ser enganado sobre isso, vamos ler um pouquinho sobre alguns (principais) modelos de câmeras existentes.

 Câmeras Compactas ou Point-and-Shoot 

Essas são as câmeras mais comuns e o nome delas é auto-explicativo. Câmeras compactas são aquelas compactadas: Câmeras pequenas,  leves, cabem no bolso e poucos botões. É pura praticidade: Aponte e clique. Por um lado isso é legal, mas eu adoro mexer e ter controle do resultado da foto, coisa que não dá pra ter nas compactas. Ela tem menos funções, algumas até tem algumas coisinhas manuais, mas mesmo assim não é muito. A câmera faz tudo por você e eu gosto é de fazer sozinha. A qualidade delas é melhor que a dos celulares, porém inferior a outras câmeras por causa do tamanho do sensor. Pros que querem ter maior controle (como eu) de como ficará as fotos, essa câmera não é recomendável. Mas pros leigos ou os que só querem guardar lembranças e viagens, ela é mais que suficiente. 


                   Interessante: Post com 5 dicas para tirar fotos com câmeras compactas aqui!                   


 Câmeras Bridges ou Superzoom 

É aqui que vocês choram (ou não, vai saber). Bem, eu já cansei de ver câmeras desse tipo expostas como semi-profissionais, porém elas não são. As bridges, como diz o nome, são câmeras "ponte" entre as profissionais e as compactas. A maioria vêm com alguns controles manuais como iso (Leia post sobre isso aqui!) e diafragma, elas têm um sensor um pouquinho maior que as compactas e com um zoom óptico maravilhoso (<3). É ótima pra quem ta começando e não tem tanto $$ pra investir em uma semi profissional, quer aprender um pouquinho mais antes de dar um upgrade. O chato delas é que elas não trocam lentes, são grandes e pesadas. Já vi muita gente falando mal dessas câmeras, mas olha, eu tenho uma paixão por elas. Eu aprendi demais com essa câmera (Canon Phowershot S5IS! <3), tirei fotos maravilhosas e não me arrependendo nem um pouquinho de compra-la. É um ótimo meio passo, eu realmente recomendo para começar. 



 Câmeras Mirrorless 

Não vou falar tecnicamente dela, então um resumão: Essas câmeras são do tamanho de compactas mas podem trocar a lente. Bacana não? Mais ou menos. As lentes delas são especiais, só específicas pra Mirrorless, então são um pouco caras. Mas as vantagens dessa câmera é que a qualidade chega muito perto da profissional e sinceramente eu acho essas câmeras bem engraçadinhas/bonitinhas. Pra mim, ela que a câmera que fica entre as profissionais e compactas, mas isso é só opinião. To aqui aprendendo tanto quanto vocês. :33



 Câmeras Semi-Profissionais 

Câmeras semis são câmeras com controles manuais, troca de lente e todas essas coisas legais, mas o sensor delas não é comparável ao filme 35mm. As semis são dividas em duas categorias: As de entrada, que seriam as semis mais simples e as câmeras cross. As de entrada são mais baratas e mais simples de serem operadas em comparação a cross.


 Câmeras Profissionais 

As profissionais são câmeras em que a qualidade do sensor é comparado ao filme 35mm e faz tudo que as outras fazem. Yay! Elas também são chamadas de "Full frame" e o motivo é exatamente o que e acabei de falar: Elas completam o quadro 35mm enquanto as outras não.


Então queridos, é isso. Existem câmeras mais caras e melhores que essas, mas esse post é só pra mostrar entender um pouquinho melhor. Espero que seja útil, até!


6 comentários:

  1. Nossa esse post me ajudou muito no assunto tipo eu curto fotografia ,mas não tinha uma noção certa das diferenças das câmeras semi-profissional e profissional .E parabéns pelo blog primeira vez que visito e já de cara gostei (Já seguindo ;)

    Diana Batista
    a-quelagarota.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Que post ótimo, eu não tinha idéia de qual câmera era qual e alguns modelos de semi-profissional que eu achava conhecer estavam errados hahaha.
    Beijos, Mari do Brigadeiros e Tricôs <3

    ResponderExcluir
  3. era exatamente um post como esse que eu precisava. Quero muito comprar uma câmera, mas estou com bastante duvida. Ou melhor, agora não mais. Seu post foi muito esclarecedor

    http://psicotendencia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Engraçado vir aqui e encontrar esse post porque eu tava justamente atrás de algum assim, porque tô considerando comprar uma camera! haha Tava querendo uma semi profissional, mas agora talvez eu considere a bridge porque é bem mais barata. E adorei ver que aqui tem posts teóricos sobre fotografia, vai me ajudar muito.

    Alê R.,
    http://oitoestacoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Ótimo post! Muito show e muito útil!
    To louca pra comprar a minha camera!
    Meu Blog
    Página no Facebook

    ResponderExcluir
  6. Gente esse post solucionou várias das minhas dúvidas! muito obrigada!
    tá cada vez melhor a seção de fotografia de vocês :)
    bjuss
    http://hippiegrungerajneesh.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Leia o post antes de comentar, todo mundo merece ter seu blog lido! Deixem o link de seus blogs! (Não serão aceitos comentários de divulgação) ♥

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial