Fotografia: 5 dicas para tirar fotos - Lovely Utopia

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Fotografia: 5 dicas para tirar fotos

Primeiramente quero dizer um olá aos leitores do blog e acrescentar que nesse post vamos estrear duas coisas: 1ª: Eu! haha! Deixem-me me apresentar: Sou Pamela Wille, moro no Rio de Janeiro, tenho 18 anos e não sei me apresentar. Gosto de coisinhas antigas, moda, música e fotografia é minha vida (analógica e digital) e é esse assunto que fica pra segunda coisa. 2ª: A tag de fotografia! Isso mesmo, sintam a minha felicidade! Esse é o assunto que mais vou falar por aqui, pois é o que mais faço da vida: Fotografar. Então, espero que gostem dos meus posts e chega de apresentação e vamos ao que interessa.

Muitas pessoas que gostam de fotografia não têm uma super câmera.  Não que eu tenha uma profissional agora, mas lembro que quando eu só tinha a compacta e ia procurar dicas na internet eu sofria de frustração: Era raro achar alguma coisa que eu pudesse usar. Sempre falavam de configurações da câmera que eu não tinha acesso (velocidade, iso, etc.), pois compactas são limitadas e são poucas as que deixam você configurar algo da foto. Com isso, resolvi dar 5 dicas simples de coisas que eu fazia – e ainda faço – para melhorar algumas fotos.

1. Tire fotos de dia.
Luz do dia
   Luz artificial (noite)                                                                          Luz artificial (com flash)
Na verdade, essa primeira dica contém duas em uma. A primeira é literalmente o título do tópico. Apenas isso, extremamente idiota. Mas vou lhe dizer: Não há nada como fotos com luz natural. Mesmo com todo um equipamento fotográfico, as fotos a luz do dia geralmente são as mais bonitas. Agora imagina as fotos de uma pessoa que tem apenas uma compacta e provavelmente não tem um refletor ou qualquer outro equipamento de iluminação para ajudar nas fotos. Geralmente também o flash da câmera não colabora e deixa tudo meio esquisito, não é mesmo? Quando você tira fotos de dia, as fotos saem com muito menos ruído (aqueles pontinhos que aparecem em fotos mal iluminadas. exemplo: 2° foto) e com qualidade bem melhor, tirando o fato que a luz é bem mais suave do que seria a de uma foto tirada com flash. Deixei três fotos para exemplo, mas acabou que nenhuma delas ficou muito ruim – sorte -, mas ainda sim aconselho vocês a clicarem nas imagens para vê-las em tamanho natural e conseguir observar melhor a diferença entre as elas.
A segunda dica é para aqueles que tem o mesmo problema dentro de casa que eu: A casa é escura, mal iluminada não importa a hora. Pois bem, para driblar esse problema, eu sempre procuro tirar minhas fotos de frente para portas e janelas. As minhas fotos de rosto (retratos), não são clarinhas por causa do photoshop, é por causa desse pequeno truque.

2. Use mais o Zoom. (com macro)

Apenas macro
Zoom + Macro
Como assim use mais o Zoom? Se eu apenas for tirar foto de alguém/algum objeto que está perto, pra que vou dar zoom? É desnecessário! Então, umas das coisas (se não a coisa) que mais me decepcionava nas compactas é o bokeh (fundo desfocado). Eu queria tirar fotos de objetos pequenos ou fotos de rosto e não ficava aquele fundo embaçado legal. Uma vez li por aí que se você usar o zoom (óptico por favor), der macro e focar o que você quer, o fundo ficaria bem melhor. Uma vez eu tentei e não é que é verdade? Ok, claro que não é uma diferença absurda e que não fica tão bom quanto ficaria se fosse tirada com uma profissional, mas melhora um pouco e eu já acho válido para quem ainda não pode melhorar o equipamento.

3. Meio clique.
Essa é a que eu acho mais complicada de explicar e não há como eu tirar fotos exemplificando. Quando você vai tirar a foto, você aperta o botão de disparo, correto? Já reparou que quando você vai apertar esse botão, ele da uma “travada” as vezes, quando está na metade? Não? Bem, tente não apertar o botão todo. Apertando devagar, chega um momento em que ele “trava”. Esse travamento é o meio clique, ele serve para focar. Eu sou dessas que fica dando meio clique até focar exatamente o que eu quero; Quando o que eu quero está focado, eu termino de apertar o botão e aí sim tiro a fotografia.
4. Mude sempre o balanço de branco.
Balanço de branco incorreto
Balanço de branco correto
Toda câmera (pelo menos todas as que já tive) tem como mexer no balanço de branco. O balanço de branco serve para a foto ter as cores mais naturais possíveis. Já aconteceu de você esta dentro de casa e por causa da lâmpada sua foto ficar muito azulada ou muito amarelada? Então, essa função da câmera é exatamente para corrigir isso. Em cada câmera essa configuração está de modo diferente e eu não posso ensinar a como abrir essas opções, mas sabe aquela configuração da sua câmera que vem com opções: “luz do dia, nublado, tungstênio, fluorescente, incandescente, festa” e etc…? Então, é exatamente essas configurações que você mudar quando a cor da foto não estiver natural.
5. Use tripé ou pilha de livros.

Essa é básica, não tem muito o que falar. Para evitar ter uma foto tremida e/ou tirar uma fotografia de si próprio, você deve usar um tripé. Ok, eu sei que nem todo mundo tem um tripé, (eu mesma não tenho um grande) mas em casa o tripé pode ser facilmente substituído por uma pilha de livros, caixas, uma mesinha ou qualquer coisa do tipo.

Bem, é isso. Espero que gostem das dicas e que elas possam ser úteis. Até o próximo post!

18 comentários:

  1. Só não entendi a dica 3. Mas o resto eu gostei bastante! As fotos ficam bem melhores com essas dicas.
    Jéssica
    donaurbana.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A dica 3 é muito complicada de explicar, mas juro que tentei. Mas se você pegar a câmera e tentar fazer enquanto lê, talvez você entenda. Quando você usa meio clique, a câmera foca, quando foca ela emite um som. É estranho mesmo de digitar. Mas obrigada, que bom que gostou. *-*

      Excluir
  2. que dica bacana *-* e alem disso as imagens são linda (:
    Passando aqui para retribuir a visitinha ...
    http://www.borboletasaoglitter.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Até que enfim achei dicas realmente úteis sobre fotografia. Adorei!
    Seguindo :)
    Beijoos,
    Garotas Imperfeitas

    ResponderExcluir
  4. Oi Pamela, seja bem vinda à blogosfera :P Adorei o post, principalmente a dica do zoom+macro é super útil e deixa a foto linda demais! Beijos, Bruna. http://chanelfakeblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uso todo o tempo, realmente da muita diferença na imagem. Obrigada Bruna!

      Excluir
  5. Perfeitas suas dicas algumas eu já sabia mas tem umas que eu nunca tentei fazer, mas poxa você me ajudou muito viu. Lindas suas fotos parabéns viu.

    Amei o blog

    Beijos Sucessos

    Fragmentos-Intensos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Iara! *-* Que bom que ajudei, espero poder ajudar mais.

      Excluir
  6. Juro, que eu vou tentar fazer igual você, amo tirar fotos e sempre quero buscar a perfeição, não tem nada mais bonito que uma foto bem tirada né??? bjbj

    http://jessicalosacco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza não há nada mais lindo que isso. <3 Tenta sim, espero que você melhore e alcance a perfeição, como você busca. Espero ter ajudado.

      Excluir
  7. Estou apreendendo ainda a mexer na minha câmera, adorei as dicas, principalmente a dois e a cinco! :)

    ResponderExcluir
  8. adorei as dicas ((:
    http://adolescentes-atualizadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi eu não compreendi a dica 4, quando as luzes da foto não estiverem naturais você selecionado nublado, fluorescente e etc???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente isso! Nossa, eu só vi esse comentário agora. Me desculpe.

      Excluir
  10. Descobri o blog ontem, e estou adorando!
    A dica do meio clique para mim é a melhor, faz uma senhora diferença!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Aaah <3 acabei de conhecer o blog e ja amei

    a dica 2 smp usei o zoom, so nn sei como usar o macro :/
    a dica 3, smp usei u.u
    a dica 4, smp me perguntei pra que isso ? O.o

    Se puder dar uma passadinha no meu <3 O Bruno Gabriel Blog

    ResponderExcluir

Leia o post antes de comentar, todo mundo merece ter seu blog lido! Deixem o link de seus blogs! (Não serão aceitos comentários de divulgação) ♥

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial