Fotografia: Velocidade do Obturador - Lovely Utopia

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Fotografia: Velocidade do Obturador


Olá leitores! Quanto tempo, não?! Pois bem, hoje vim com um post mais técnico, afinal, não da pra evoluir na fotografia sem estudar um pouco da teoria. Antes eu pretendia falar de efeitos legais que da pra fazer com a câmera, mas percebi que antes disso eu preciso ensinar alguns conceitos básicos da fotografia pra vocês, se não ninguém vai nada do que to falando.





É, como exatamente diz o nome, a velocidade de tempo que o obturador deixa passar luz para o sensor da câmera. Ok, não foi muito esclarecedor. "O que é um obturador?" Bem, obturador é como se fosse uma cortina dentro da câmera por onde passa luz - quando está aberta -. Então, o obturador abre e fecha, controlando o tempo que a luz vai passar, até que ela chegue ao sensor da câmera ou filme fotográfico, onde será formada a imagem. Se você pegar uma câmera antiga, abrir a tampa e clicar pra tirar uma foto (sem filme, gente!), você consegue ver essa cortina abrindo e fechando. 





Na quantidade de luz, logo, se a foto está muito clara ou muito escura (superexposta e subexposta). Porém, a velocidade também interfere no movimento da imagem. Veja o exemplo:




Quanto mais baixa/menor for a velocidade do obturador,  maior será o tempo de exposição de luz, logo, a imagem ficará mais clara e com mais movimento. Quanto mais alta/maior for a velocidade, menor será o tempo de exposição, logo, a imagem ficará mais escura e com menos movimento. Repare nas imagens acima: Na primeira, você consegue ver o movimento da água. É como se você tivesse tirado foto do percurso dela, enquanto que na segunda foto, você congelou a imagem. 

Obs: A velocidade não vai deixar sua imagem final mais escura ou clara. Existem outros dois conceitos (ISO e Abertura do Diafragma), onde você faz uma combinação desses três conceitos, para ter uma imagem com exposição perfeita.  
Outro exemplo é o de fotos noturnas. Já percebeu que ao tirar fotos de noite e sem flash, as fotos saem escuras demais e/ou tremidas? Isso é devido a velocidade escolhida. Quanto menor a velocidade do obturador (maior exposição de luz), mais movimento a câmera capta. Logo, as imagens saem tremidas. Mas é claro que há maneiras de tirar fotos com baixas velocidades, como a primeira foto acima: Usar tripé ou alguma base estável. E quanto menor a exposição de luz (velocidades altas), menos movimentos são captados. Daí, a imagem fica "congelada".


Reforçando a ideia: Na primeira imagem, com baixa velocidade, você mal vê os detalhes da roda gigante: Só vê o movimento (o círculo de luz), pois o movimento da roda gigante é circular. Na segunda, com alta velocidade, você congelou a roda gigante em um ponto, por mais que ela estivesse em movimento. 


A velocidade do obturador é indicada por um valor numérico. Como a velocidade do obturador é a contagem de tempo de que a luz pode passar pelo diafragma, ela é medida em segundos. Por exemplo, se você escolheu a velocidade 125, isso significa que o tempo de exposição da luz é 1/125segundos (1 segundo dividido por 125). Se você escolheu a velocidade 1, é 1 segundo. Se escolheu a velocidade 2, é meio segundo. Quanto menor o denominador, mais rápida é a velocidade, então entra menos luz. Quanto maior o denominador, mais baixa é a velocidade, então entra mais luz.






A resposta para essa pergunta é: Não tem. A velocidade que você vai usar depende de como você quer a imagem: Com movimento ou não, algum efeito ou não (Exemplo: Panning, Light Painting) e quais são as condições do ambiente. Se você for tirar fotos de noite, obviamente usará velocidade um pouco mais baixa (para obter mais luz). Se você quiser captar, mesmo de dia, algo se movimentando, você também usará velocidade mais baixa e compensará a superexposição nos outros conceitos (Iso e Diafragma). Então é isso: Tudo depende do que você quer fazer.

Por fim, deixarei algumas imagens (maioria de longa exposição - velocidade baixa do obturador) para vermos como podemos fazer coisas diferentes por causa da velocidade.












É isso gente. Sei que o post ficou longo, mas espero que tenham gostado. Qualquer duvida, perguntem. Beijos!

Nenhuma das imagens usadas no post pertencem a mim. Para por créditos, comunique-se.



10 comentários:

  1. Boa iniciativa, Bia! É muito importante conhecer a câmera e todas as suas funções pra poder tirar fotos realmente legais. Adoro as fotos com a velocidade mais lenta do obturador, acho que no reveillon vou tentar fotografar os fogos de artíficio desse jeito e ver o resultado! Deve ficar super interessante, haha
    Beijos!

    ledonuthy.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. me tirou bastante duvidas :D
    callingsos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Ótimas dicas, assim fica muito mais fácil tirar fotos incriveis não é verdade?:)
    http://leitecombiscotos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Bia! Poxa, tu manja mesmo de fotografia hein? Eu não sei muito e confesso que não me esforço pra aprender tbm ]: Mas gosto muito de fotos bonitas, as que tu escolheu estão lindas! Beijos, Bruna http://chanelfakeblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ohh Bruna, não fale assim haha. Quem fez esse post foi a minha amiga e colaboradora aqui do blog, Pamela. Ela entende, eu ainda to aprendendo, pretendo manjar tanto quanto ela haha

      Excluir
  5. Gente, adorei essas suas dicas e informações sobre a câmera e seus efeitos. Incrível como a gente consegue fazer coisas maravilhosas em photoshop... Só coma a camera... Beijoos

    http://balacaramelo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Muito bem amiga,adorei a tua postagem e as tuas dicas. Explicaste tudo muito bem. Desejo-te uma excelente semana natalicia,tudo de bom para ti,fica com deus!! Beijinhos e até breve!!

    ResponderExcluir
  7. Que post INTERESSANTE! Não sabia nem metade disso auhauhuahua


    Beijos,
    Amanda.
    www.aloamiga.com.br

    ResponderExcluir
  8. Amei as dicas, mt útil! :D
    Seguindo aqui, viu?
    Bjs,

    http://rafaelabarbosablog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá linda , adoro fotografia e o seu post ficou super interessante , muito obrigada por partilhar conosco ! Beijos

    ResponderExcluir

Leia o post antes de comentar, todo mundo merece ter seu blog lido! Deixem o link de seus blogs! (Não serão aceitos comentários de divulgação) ♥

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial